luz azul

LUZ AZUL

Com a crescente utilização dos meios electrónicos, o debate sobre os benefícios e malefícios da luz azul intensificou-se.

A luz azul

Emitida pelo sol e pelos meios electrónicos, a luz azul encontra-se por todo o lado. Mas com a crescente utilização dos meios electrónicos, o debate sobre os benefícios e malefícios da luz azul intensificou-se.

Os benefícios

A luz azul sempre fez parte da nossa vida e traz muitos benefícios para a nossa saúde .

É responsável pela regulação do nosso “relógio biológico”, controlando o ritmo do sono-vigília e orientando quando devemos dormir ou quando devemos estar acordados.

Pode ainda aumentar a atividade do cérebro, melhorando a memória, o humor e o nosso estado de alerta.

Os impactos negativos

Com o acréscimo da utilização de fontes de luz azul artificiais, como por exemplo luzes LED/fluorescentes, ecrãs de televisão, computadores, smartphones ou tablets, esta exposição excessiva à luz azul-violeta tem gerado preocupação pelo impacto negativo que pode ter nos nossos olhos.

Entre outras consequências já comprovadas como a fadiga ocular digital e o síndrome de olho seco, considera-se ainda que existe a possibilidade de danificar a retina, aumentar o risco de degeneração macular relacionada com a idade (DMRI) ou formação de cataratas.

Posted in saúde visual.